Webinar: “As mudanças no mercado de trabalho”

Para discutir os efeitos da implementação da nova legislação trabalhista no Brasil, que entra em vigor neste sábado (11), a GO Associados organizou hoje pela manhã webinar com o especialista no assunto, professor Hélio Zylberstajn, da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP.

Segundo Zylberstajn, ao contrário das reformas europeias, a reforma brasileira não tem, essencialmente, o objetivo de gerar empregos. “Na Europa houve sim, o objetivo explícito de prover empregos. Lá existe por lei, acordo ou convenção da OIT, duras restrições à demissão dos funcionários por parte das empresas. A demissão precisa ser negociada e justificada. Dada tal restrição e o fato de que o desemprego é conjuntural, reformas que regulamentaram trabalhos com prazo determinado, temporário ou por tempo parcial visavam gerar empregos”, afirmou.

Segundo ele, no Brasil a situação é diferente. “Aqui as empresas podem demitir a qualquer momento e, portanto, a reforma não tem o objetivo de dar maior liberdade no processo de demissão. O objetivo é mais amplo, de mudar o modelo de relação de trabalho. Aqui o desemprego tem caráter estrutural”, afirmou.

Se bem-sucedida, a reforma, para Zylberstajn, propiciará, ao longo do tempo, uma redução da importância do estado como regulador do mercado de trabalho. “As empresas e sindicatos emergem neste novo modelo, que privilegia os acordos coletivos e as negociações entre trabalhador e empregado”, afirmou.

O prof. Hélio é um dos instrutores do curso “Como utilizar a Reforma Trabalhista na sua empresa”, oferecido pela Fipe, a partir de 21/11 – Link para o curso FIPE.

Vejam alguns momentos: