Fique sempre atualizado

Eventos

Fique por dentro de tudo que acontece.

Relatório Executivo de 13 de setembro: O acirramento entre os poderes e a repercussão na economia

Especialistas comentam as expectativas da semana após o 7 de setembro, a reação do mercado e a carta do presidente.

Na manhã desta segunda-feira, 13 de setembro, a GO Associados realizou o lançamento do Relatório Executivo desta semana, por meio de webinar. Com apresentação de Gesner Oliveira, sócio executivo da GO Associados, participaram do encontro Luccas Saqueto e Lucas Godoi, ambos consultores internos da GO. Os especialistas comentaram as principais análises e divulgações do Relatório Executivo semanal, que sempre traz temas políticos, macroeconômicos e setoriais de interesse de diversos segmentos da sociedade e é distribuído para os clientes da consultoria.

A GO Associados inclui em todas as publicações semanais uma análise do Boletim Focus, que é lançado todas as segundas pelo Banco Central. Gesner Oliveira explicou que, nesta semana, o Boletim Focus teve dois aspectos releavantes. Primeiro, que os números da pesquisa já incorporam os eventos políticos bastante importantes que ocorreram na semana passada, tanto o ato de 7 de setembro – com o discurso do presidente Jair Bolsonaro, quanto sua Carta à Nação, aliviando a tensão que havia sido provocada pelas declarações durante as manifestações.

“Esses eventos muito importantes, do ponto de vista político e com repercussão na economia, já foram incorporados em grande medida nas expectativas, que reforçam três questões chaves: perspectiva de inflação de 8% para este ano e uma subida da inflação para 2022, ainda que dentro do intervalo da meta, mas já superior ao centro da meta; perspectiva de taxa de juros mais elevada e perspectiva de crescimento menor tanto para este ano quanto para o ano que vem”, afirmou Gesner Oliveira.

No Relatório Executivo semanal, a GO Associados também faz um acompanhamento do Radar da Agenda Econômica do Congresso Nacional. Nesta semana, o relatório repercute os conflitos e acirramentos entre os poderes, que devem continuar tendo atrito nesta semana. “Depois das manifestações, teve a publicação da Carta à Nação que, aparentemente, apaziguou um pouco essa tensão, mas no Senado, o presidente Rodrigo Pacheco suspendeu as sessões na semana passada. Esta semana, com o retorno da CPI da Covid e com as atividades normais do Congresso Nacional, é que vai ser possível sentir o termômetro e saber qual foi o prejuízo dos acontecimentos na semana passada”, afirmou Luccas Saqueto.

Outro destaque do Radar da Agenda Econômica do Congresso Nacional são as reformas. Lucas Godoi ressaltou a agenda dessa semana para a apreciação da Reforma Administrativa na Câmara e a segunda etapa da Reforma Tributária, que foi apresentada primeiro à união do Pis e Confins, que tem grandes chances de ser votada esta semana.

E nesta semana também ocorrerá a divulgação dos indicadores de atividades do mês de julho. Amanhã (14) sairá a Pesquisa Mensal de Serviços e na quarta-feira, 15, a prévia do PIB, divulgada pelo Banco Central. A GO Associados espera um desempenho bom nesses dois indicadores, principalmente pelo aumento de mobilidade que ocorreu no mês de julho e que motivou o resultado das vendas do varejo que foi divulgado na última semana.

“No Relatório Executivo desta semana também comentamos sobre a decisão de Havard em abandonar investimentos em combustíveis fósseis, que mostra esse processo contínuo de adequação de instituições – tanto do setor público, quanto do setor privado – ao ESG e essas práticas mais sustentáveis, visando à COP26 a ser realizada ao final deste ano”, informou Lucas Godoi.

O webinar foi exibido no canal do Youtube de Gesner Oliveira, sócio executivo da Go Associados. Para assistir ou reassistir todas as análises feitas, clique aqui https://www.youtube.com/watch?v=4z-Y04Orz-M.

A GO Associados é uma consultoria de caráter multidisciplinar especializada em análise econômica, defesa e advocacia da concorrência, financeira e regulatória.

Compartilhe essa publicação!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Talvez essas publicações também te interessem!

Últimos Posts

Siga nossas Redes Sociais