Foto do escritorGO Associados

IBC-Br confirma atividade forte no primeiro semestre

OPINIÃO

·         O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central – uma proxy mensal para a variação do PIB – apresentou crescimento de 1,4% em junho, após estabilidade em maio. Na comparação com junho de 2023, o índice cresceu 3,2%.

·         Exercício da GO Associados mostra a comparação entre o PIB trimestral registrado nas contas nacionais pelo IBGE e o IBC-Br trimestralizado. Chama atenção como a prévia do PIB tem acusado maiores oscilações do que os dados efetivos da variável.

·         O resultado ficou acima da expectativa da GO Associados (0,6%) e a mediana das expectativas que projetava alta de 0,5%. O resultado reforça um segundo trimestre forte e acima do esperado.

·         O índice apresentou crescimento na margem de 1,1% no segundo trimestre deste ano, após crescer 1,5% no primeiro trimestre. Diante deste resultado, revisamos nossa projeção do PIB para o segundo trimestre de 0,5% para 0,7%.

·         Os efeitos negativos das enchentes do Rio Grande do Sul na atividade econômica foram inferiores ao anteriormente previsto pela GO Associados, em função da difícil mensuração dos impactos.

·         São fatores que explicam o bom desempenho da atividade econômica no primeiro semestre deste ano:

o   alta da massa salarial

o   forte consumo das famílias

o   baixo nível de desemprego

o   facilitação de tomada de crédito

o   efeitos da queda da taxa de juros

·         Os estímulos fiscais do governo, como o programa desenrola e o Novo PAC também surtem efeito positivo na expansão da demanda agregada, e, portanto, aumentam a atividade econômica.

·         No trimestre finalizado em junho, foi registrada alta de 2,81% e na comparação com o mesmo trimestre de 2023.

·         No acumulado do ano, a prévia do PIB cresceu 2,12% e, em 12 meses, alta foi de 1,64%.

·         Para 2024, a mediana das expectativas do relatório Focus aponta um crescimento do PIB de 2,20%, enquanto a GO Associados projeta 2,29%. Para 2025, a mediana das expectativas prevê um crescimento de 2% da economia brasileira, bem como a GO Associados.

TRAJETÓRIA IBC-BR

Fonte: Banco Central do Brasil

PIB TRIMESTRAL VS IBC-BR TRIMESTRAL

Fonte: Banco Central do Brasil.

Obs: séries dessazonalizadas e IBC-Br trimestralizado

O QUE VAI MEXER COM AS EXPECTATIVAS ECONÔMICAS NA PRÓXIMA SEMANA...

No cenário doméstico: semana com indicadores da indústria da CNI, resultado da receita tributária federal, primeiro bloco de concessão de arrendamentos portuários do ano, estatísticas do IBGE sobre MEIs e projeções da população

i.            Destaque para a Sondagem da Indústria da Construção e os resultados setoriais do Índice de Confiança do Empresário Industrial da CNI, na terça e na quinta, respectivamente. Ambos os dados são referentes a agosto.

ii.            Terça acontece Reunião, na COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS do Senado, para Debater a não cumulatividade plena da CBS e do IBS (art. 156-A da CF/88) e as indevidas restrições veiculadas pelo PLP 68/2024 (art. 28, § 2º, I e art. 30, exemplificativamente), e o mecanismo do split payment ("pagamento dividido").

iii.            A ANTAQ realizará leilão do primeiro bloco de concessão de arrendamentos portuários de 2024, na próxima quarta, na B3. Serão cinco terminais:

§  REC08, REC09 e REC10, localizados no Porto de Recife (PE)

§  RDJ06, no Rio de Janeiro, e

§  RIG10, no Porto do Rio Grande (RS).

O certame estava previsto para ser realizado em maio, mas foi adiado devido às enchentes no RS. A previsão é de investimentos totais de 78,3 milhões nas cinco áreas. Os terminais serão arrendados no modelo simplificado com prazo de, no máximo, 10 anos sem possibilidade de prorrogação.

iv.            Na quinta, terá reunião do Conselho Monetário Nacional e será divulgada a receita tributária federal de julho.

v.            O IBGE divulga:

§  Quarta: Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais referente ao ano de 2022. Os indicadores estão organizados, a nível nacional, contemplando quatro eixos: características da empresa, características sociodemográficas, experiência no mercado formal de trabalho, e demografia das empresas.

§  Quinta: Estimativas e Projeções da População para o Brasil e Unidades da Federação: Revisão 2024 desagregadas por idade e sexo. Serão disponibilizados dados e estimativas das populações para o período de 2000-2070.

vi.            A FGV divulga, na sexta, a Sondagem da América Latina do 3º trimestre que monitora e antecipa as tendências econômicas na região.

§  No segundo trimestre, o Indicador de Clima Econômico da América Latina recuou 14 pontos em relação ao trimestre anterior, influenciado pela queda na avaliação do Brasil e do México, as duas maiores economias da região, que, em conjunto, representam 61% do PIB latino-americano.

§  Houve melhora nas previsões para o crescimento do PIB deste ano para: Paraguai (4,1%), Peru (2,8%), Brasil (2,0%), Chile (1,8%) e Equador (1,1%).

§  A Argentina segue com a pior projeção de crescimento, com uma queda de 3,2% do PIB.

No cenário internacional: o mercado acompanhará com atenção a divulgação das atas do Fomc, falas das autoridades monetárias no Simpósio de Jackson Hole e a Convenção Nacional Democrata

i.            Expectativa, na quarta, para a divulgação das Atas da Reunião do FOMC.

§  Na última reunião, a decisão foi pela manutenção da taxa de juros no intervalo de 5,25% a 5,50%.

§  O índice de preços ao consumidor (IPC) de julho teve variação mensal de 0,2% e, em 12 meses, a inflação desacelerou de 3,0% para 2,9%, menor nível desde março de 2021.

§  Esse resultado pode contribuir para o posicionamento do Federal Reserve (Fed) em relação a um possível corte nas taxas de juros em setembro.

ii.            A atenção da semana também se volta para a Convenção Nacional Democrata que acontece de 19 a 22 de agosto e marca a oficialização de Kamala Harris como candidata à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata. São esperados discursos de Biden, na abertura da convenção em Chicago, e do ex-presidente, Barack Obama, na terça.  Segundo a pesquisa da Ipsos, publicada no dia 8 de agosto, Kamala Harris, aparece na liderança na disputa presidencial com 42% das intenções de voto contra 37% do ex-presidente Donald Trump.

iii.            Destaque também para o Simpósio anual de política econômica de Jackson Hole de 22 a 24 de agosto. O evento que é organizado pela unidade de Kansas City do Federal Reserve é uma das mais antigas conferências de bancos centrais do mundo. Os discursos e sinalizações das autoridades monetárias devem ser acompanhados com atenção pelo mercado. O tema deste ano será “Reavaliando a Eficácia e a Transmissão da Política Monetária”.

iv.            Outros destaques nos Estados Unidos

Segunda: Índice de Indicadores Antecedentes de julho.

Quinta: Índice de gerentes de compras (PMI) Industrial de agosto e Índice de Atividade Nacional Fed Chicago de julho.

v.            Na Zona do Euro, destaque para os resultados do IPC de julho e das Transações Correntes de junho ambos na terça.

vi.            Na China, a Taxa Preferencial de Empréstimo do Banco Popular da China (BPC) será divulgada na segunda.

Agenda de Eventos

i.            Segunda

§  Webinar “O que vai acontecer na economia esta semana?” terá a participação dos convidados especiais:

Ricardo Pastore; sócio de Pereira Neto | Macedo | Rocco Advogados.

Jose Roberto Afonso; Pesquisador em Administração Pública no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - ISCSP, Universidade de Lisboa, Portugal e vice-presidente FIBE Forum de Integração Brasil-Europa.

O webinar pode ser assistido no link: https://www.youtube.com/watch?v=Qq4llYiJ0G4

ii.            Terça

§  145º episódio do podcast “Nem Negacionismo Nem Apocalipse” com Veronica Sánchez, Diretora-Presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).