Fique sempre atualizado

Minuto de economia

Fique por dentro de tudo que acontece.

MINUTO DE ECONOMIA – Edição especial

Visão dos presidenciáveis para o futuro da economia
• Os economistas dos presidenciáveis Ciro Gomes (PDT), João Dória (PSDB), Lula (PT), Sergio Moro (Podemos) publicaram artigo na “Folha” expondo as diretrizes econômicas dos pré-candidatos. É prematuro distinguir as convergências e divergências das propostas. Mas já é possível identificar alguns sinais.
• Segue um quadro comparativo das propostas apresentadas.
O futuro da política econômica na visão dos presidenciáveis

Meio Ambiente: um sinal dos tempos de descarbonizarão da economia, Cop 26 e ESG, o tema do meio ambiente passa a ser tratado como matéria central para o debate econômico. O tema aparece nos textos de três presidenciáveis. Chama a atenção que não há menção ao meio ambiente pelo representante de Lula.


• Privatizações e concessões: Tanto o representante de Dória quanto o de Moro destacam a importância do aumento de investimento via concessões e diminuição da participação do Estado. Não há menção nos textos de representantes de Ciro e Lula.
• Reformas: todos os representantes citam a reforma tributária, ainda que com visões muito diferentes. O representante de Moro foI mais explícito defendendo mudança na linha da atual proposta de PEC 45/19, baseada no IVA cobrado no destino. O representante de Lula critica reformas realizadas nos últimos anos, como a trabalhista e o teto de gastos.
• Política macroeconômica: todos os representantes destacam a importância de voltar a gerar superávits primários a médio prazo. Em relação ao controle da inflação, chama atenção a crítica do representante de Lula ao aumento da taxa de juros para o controle da inflação. Os representantes de Doria e Moro parecem dar mais ênfase à austeridade e à sustentabilidade fiscal.
• Como retomar o crescimento? Enquanto os representantes de Ciro e Lula destacam a necessidade da retomada do investimento público com maior protagonismo do Estado, os representantes de Dória e Moro enfatizam o papel do investimento privado e das concessões.
• Investimento: os representantes de Ciro e Lula apostam no investimento público em setores chaves, enquanto os representantes de Dória e Moro apostam na criação de condições para estimular do investimento privado.

Compartilhe essa publicação!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Talvez essas publicações também te interessem!