Minuto de economia

MINUTO DE ECONOMIA

Dólar: R$5,47 (-1,47%) / Ibovespa: 115.938 (+0,96%) / Nasdaq: +0,76% / Dow Jones: -0,71%

O que vai mexer com as expectativas na próxima semana…

No cenário doméstico:

1. O principal destaque da próxima semana deve ser a aprovação do Orçamento de 2021 após no mínimo três meses de atraso. A expectativa é de votação na Comissão Mista Orçamentária na terça e no Plenário na quarta.
  2. No Senado a previsão é de votação da Br do Mar. De acordo com o líder da minoria, Jean Paul Prates (PT-RN), com exceção de matérias que já estavam previstas, como a BR do Mar, será dada prioridade às medidas de combate à crise da Covid-19. Persistem algumas resistências em relação à redução/harmonização da AFRMM em 8%; este ponto não constava no projeto.
  3. A Ata do Copom, a ser divulgada na terça, deve dar mais detalhes sobre a discussão que levou a um aumento de 0,75 p.p. na taxa Selic na última quarta.
  4. Na próxima quinta será divulgado o IPCA-15 do mês de março. A projeção da GO Associados é de 0,9% no mês e de 5,49% no acumulado em 12 meses.
  5. A pandemia de Covid-19 está em seu pior momento no Brasil, que apresenta uma média móvel acima de 2 mil mortos por dia e deve atingir a marca de 300 mil mortos na próxima semana. Na cidade de São Paulo a decisão foi de antecipar diversos feriados para a próxima semana de forma a tentar conter a circulação de pessoas.

No cenário internacional:

• A principal divulgação deve ocorrer na sexta, quando o FED irá divulgar o Índice de Preços de Consumo Pessoal (PCE) de fevereiro. Este índice tem mais importância para o Banco Central dos EUA do que o Índice de Preços ao Consumidor (CPI).
  • Na noite de sexta a China divulgará os números de Lucro Industrial Chinês para fevereiro. A recuperação do país asiático continua sendo destaque.
  • Na quarta será divulgada a prévia dos Índices de Compras dos Gerentes (PMIs) de março para a União Europeia e Estados Unidos. Importante observar o impacto da vacinação na atividade das economias desenvolvidas.

Agenda de eventos relevantes

O que acertamos e o que erramos

VariávelProjeção – GO AssociadosRealizadoProjeção do MercadoDescrição variável
IBC-Br – Janeiro/20