Minuto de economia

O que vai mexer com as expectativas na próxima semana? | MINUTO DE ECONOMIA

O Fórum Econômico Mundial em Davos que começa domingo, dia 22, e termina na quinta, 26 deve ter como principal tema a Guerra da Ucrânia.

Um assunto relacionado à Guerra da Ucrânia e que também deve ser objeto do Encontro de Davos é a possibilidade de escassez mundial de alimentos. Além da guerra envolvendo Rússia e Ucrânia, a crise climática na Índia fez com que o país banisse as exportações de trigo. O fórum não contará com a presença de Jair Bolsonaro, mas do Ministro da Economia Paulo Guedes.

No cenário internacional…

O principal ponto de atenção no cenário internacional será a possibilidade de os Estados Unidos não renovarem uma licença que permitia à Rússia realizar pagamentos ao ocidente relacionados à dívida soberana daquele país. Esta medida deve levar a um calote por parte da Rússia.

• A ata da última reunião do FOMC será divulgada na próxima quarta, 25. A expectativa é de que nas duas próximas reuniões o banco central dos EUA aumente a taxa em 0,5 p.p. por reunião.
  • Na sexta será divulgado o índice de preços de despesas pessoais (PCE) de abril para os EUA. Este indicador é usado como referência pelo FED e acumula 6,6% nos 12 meses até março.
  • Na terça serão divulgados a prévia do Índice de Compras dos Gerentes (PMI) para o mês de maio tanto para os Estados Unidos como para a União Europeia.

No cenário doméstico…

Na Câmara deve ser votado o PLP 18/22 que estabelece um teto de 17% para a alíquota do ICMS para produtos como combustíveis e energia.

• O movimento de greve no funcionalismo federal continua a se espalhar com os servidores do Tesouro que aprovaram greve a partir de segunda, somando forças com os funcionários do Banco Central e do INSS.
  • Há a possibilidade de que Simone Tebet seja escolhida como a candidata a presidente de PSDB, Cidadania e MDB. As três executivas se reunirão separadamente na terça, dia 25, para tomar a decisão.
  • A inflação deve continuar a ser destaque com a divulgação do IPCA-15 de maio na terça, dia 24. O indicador deve mostrar desaceleração frente às últimas divulgações. A expectativa da GO Associados é de avanço de 0,47%.
  • O saldo do emprego formal para abril deve sair na quinta, dia 26. Importante observar uma possível desaceleração no ritmo de criação de empregos seguindo a tendência registrada em março. A expectativa da GO Associados é de criação de 110 mil vagas.

Não perca nosso Webinar semanal e fique por dentro das principais notícias em economia e negócios da semana! Toda segunda-feira às 9h30.