Minuto de economia

MINUTO DE ECONOMIA

Produção de automóveis faz setor industrial desacelerar 2,4% em março…

A produção industrial caiu 2,4% em março. No comparativo com março de 2020 houve uma alta de 10,5%. Em 12 meses, a queda da produção industrial foi de 3,1%, dado o declínio do segundo trimestre de 2020. Conforme a GO Associados vinha apontando, a recuperação em V está sendo transformada em W com uma segunda perna mais curta. Conforme mostra o Quadro 1, a indústria manteve um ritmo de recuperação constante até fevereiro, quando foi interrompido.

Dentre as categorias econômicas, apenas os bens intermediários não caíram em março (0,2%). A maior queda foi de bens de consumo (-11%), acumulando uma queda de 7,9% em 12 meses.  A queda na produção de veículos automotores, reboques e carrocerias (-8,4%) foi um dos principais fatores para este segundo resultado negativo seguido.

O resultado pode ser explicado em parte pela falta de insumos para a produção. Entre fevereiro e março montadoras de veículos anunciaram a paralisação das fábricas por falta de peças, alguns itens como pneus, ligas metálicas e resinas plásticas estão escassos no mercado mundial.

Avanço da inflação e recuperação econômica lenta devem fazer Copom aumentar a taxa Selic em 0,75 p.p. …

O Comitê de Política Monetária (Copom) deve aumentar em 0,75p.p. a taxa básica de juros, conforme indicado na ata da última reunião, ocorrida em março. A taxa básica de juros passaria de 2,75% para 3,5% ao ano.

Metas de inflação e projeção da taxa Selic

O IPCA acumulado de 12 meses (6,1%) em março está acima da meta. Em cinco anos a inflação ficou acima do teto da meta (2001, 2002, 2003, 2015 e 2017), obrigando, em todos estes anos, o presidente do Banco Central fazer uma carta explicando os motivos do não cumprimento da meta. Por outro lado, a recuperação lenta da economia impede o Banco Central de adotar uma política mais restritiva, fazendo com que seja pouco provável uma alta maior que 0,75 p.p na decisão de hoje. A GO Associados promove um webinar com a equipe macroeconômica para analisar a decisão do Copom e derivar perspectivas para a política econômica.

Interface gráfica do usuário
Descrição gerada automaticamente