Minuto de economia

MINUTO DE ECONOMIA

O que vai mexer com as expectativas na próxima semana…

 No cenário doméstico:

1. A polêmica do Orçamento e a extensão do BEm devem continuar no centro dos debates na próxima semana. O Congresso deve se reunir no início da semana para analisar o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN 02/2021). O normativo altera a LDO de 2021 e destrava a reedição do BEm, permitindo a redução proporcional de jornadas e salários.
  2. Deve ocorrer a primeira reunião da CPI da Covid, possivelmente na quinta. Nesta primeira reunião será eleito o presidente da CPI, que posteriormente indicará o relator.
  3. Por fim, o julgamento de suspeição de Sérgio Moro no caso Lula deve continuar no STF. Caso o plenário do STF confirme a suspeição os casos envolvendo o ex-presidente voltariam ao início, o que praticamente confirmaria sua elegibilidade para 2022.
  4.  O IBC-Br de fevereiro, a prévia do PIB calculada pelo Banco Central, será divulgado na segunda-feira. A expectativa da GO Associados é de que este índice apresente crescimento de 0,5% na comparação com o mês anterior.
  5.   Destaque para o leilão de concessão das linhas 8 (Diamante) e 9 (Esmeralda) da CPTM na terça, 20.  O edital prevê cerca de R$ 3,2 bilhões em investimentos ao longo dos 30 anos de contrato. A linha atende, segundo dados pré-pandemia, cerca de 1 milhão de pessoas diariamente.

No cenário internacional:

•  O destaque será a Reunião de Cúpula de Líderes sobre o Clima na quinta e sexta.
  • O Banco Central Europeu terá reunião na próxima quinta, dia 22. O mercado não espera decisões importantes.
  • Na sexta a prévia do Índice de Compras dos Gerentes (PMI) para o mês de abril será divulgada para os Estados Unidos e o bloco europeu.