Fique sempre atualizado

Minuto de economia

Fique por dentro de tudo que acontece.

MINUTO DE ECONOMIA

O que vai mexer com as expectativas na próxima semana…      

No cenário doméstico:   

  1. O principal destaque da semana deve ser as negociações envolvendo a PEC dos Precatórios no Senado. A possibilidade de uma retirada completa dos precatórios do teto em 2022 leva a um temor de um maior descontrole fiscal com possíveis reajustes para servidores e da continuidade da indefinição em relação ao orçamento do próximo ano dado que a proposta teria que voltar à Câmara. 
  1. A Medida Provisória que cria o Auxílio Brasil (MP 1.061/21) será votada no plenário da Câmara dos Deputados na próxima semana, de acordo com o presidente Arthur Lira (PP-AL). O relator é o deputado Marcelo Aro (PP-MG), que até o momento não apresentou seu parecer. 
  1. A repercussão do dado do Prodes, divulgado ontem e que mostrou aumento de quase 22% no desmatamento em 2021 deve ser um dos principais assuntos da semana. 
  1. O principal indicador será o IPCA-15, a ser publicado na quinta, dia 25. A GO Associados projeta uma variação de 0,91%. 
  1. Na sexta serão publicados os dados do Caged para outubro. Apesar da desaceleração da economia no 3º trimestre o mercado formal de trabalho deve continuar a mostrar uma criação acima de 300 mil vagas. 
  1. Ocorrerá na próxima sexta-feira leilão para a comercialização de mais de 55 milhões de barris de petróleo de propriedade da União dos campos de Búzios, Sapinhoá e Tupi e da Área de Desenvolvimento de Mero. Vencerá a empresa que oferecer o maior ágio. 

No cenário externo: 

  1. A próxima semana é mais curta nos Estados Unidos com o feriado de Ação de Graças na quinta. Apesar disso, na quarta ocorrerá a divulgação da ata da última reunião do FOMC e o índice de preços das despesas de consumo pessoal (PCE). Duas importantes divulgações para avaliação do cenário de juros e preços nos EUA. 
  1. Além disso, a prévia dos Índices de Compras dos Gerentes (PMIs) dos países da Europa e EUA divulgados na terça darão indicativos sobre o momento da economia mundial. Os dados de atividade dos EUA em outubro surpreenderam positivamente. 

 Investimento em infraestrutura portuária é fundamental para a recuperação e para a competitividade da economia brasileira…  

  • O governo federal leiloou hoje dois terminais portuários de armazenamento de combustíveis em Santos/SP e Imbituba/SC. A Transpetro, subsidiária da Petrobras, foi a única ofertante para arrematar o terminal STS08A, no porto de Santos, para uma concessão de 25 anos que já era operada pela empresa. 
  • Os investimentos previstos são de R$ 678,3 bilhões. 
  • O investimento no setor portuário é fundamental para competitividade da economia brasileira.  

Desmatamento da Amazônia cresce 21,97% em 2021. 8,7 vezes o município de São Paulo…  

  • O dado oficial de desmatamento da Amazônia foi divulgado no fim da tarde de ontem com 13.225 km². A área desmatada representa 8,7 vezes a área do município de São Paulo.  
  • O período compreende 1º de agosto de 2020 a 31 de julho de 2021, registrando crescimento de 21,97% em relação ao dado anterior, de 2019/20.  
  • Este é o pior resultado desde 2006, quando o país registrou 14.286 km² de área desmatada.   

Desmatamento da Amazônia Legal - Prodes  

Gráfico, Gráfico de barras, Histograma
Descrição gerada automaticamente.  

  • O dado mostra o desafio em cumprir a meta anunciada pelo Brasil na COP26 de zerar o desmatamento ilegal até 2028.  
  • É o quarto ano seguido em que a área desmatada cresce. O desmatamento no período 2017-21 aumentou 90,6%.  

Compartilhe essa publicação!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Talvez essas publicações também te interessem!