Minuto de economia

MINUTO DE ECONOMIA

Desmatamento da Amazônia cresce 21,97% em 2021. 8,7 vezes o município de São Paulo…

• O dado oficial de desmatamento da Amazônia foi divulgado no fim da tarde de hoje com 13.225 km². A área desmatada representa 8,7 vezes a área do município de São Paulo.
  • O período compreende 1º de agosto de 2020 a 31 de julho de 2021, registrando crescimento de 21,97% em relação ao dado anterior, de 2019/20.
  • Este é o pior resultado desde 2006, quando o país registrou 14.286 km² de área desmatada.

Desmatamento da Amazônia Legal – Prodes

• O dado mostra o desafio em cumprir a meta anunciada pelo Brasil na COP26 de zerar o desmatamento ilegal até 2028.
  • É o quarto ano seguido em que a área desmatada cresce. O desmatamento no período 2017-21 aumentou 90,6%.

Índice de Equidade Racial nas Empresas registra alguns avanços, mas sugere que há um longo caminho a ser percorrido…

• A Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial lançou hoje a segunda edição do Índice de Equidade Racial nas Empresas (IERE), elaborado em parceria com o Instituto DataZumbi e com a GO Associados.
  • O IERE 2021 contou uma série de aprimoramentos com relação à edição de 2020, bem como um aumento expressivo no número de participantes: fizeram parte do índice neste ano 42 empresas associadas, frente a 23 participantes em 2020.
  • Foram avaliados 6 pilares que são a base para a promoção da equidade racial nas empresas. As notas médias das empresas participantes, que podem variar de 0 a 10 por pilar, são apresentadas a seguir:
  • O IERE 2021 mostra que embora a parcela de profissionais negro(as) em toda a empresa, na média, tenha aumentado de 29% para 29,6% entre as duas edições, a representatividade negra ainda é muito baixa quando se considera os cargos de liderança.
  • Nos Conselhos de Administração e cargos de Diretoria, a parcela de negro(as) é ainda muito baixa: são 3,3% de homens negros e 0,8% de mulheres negras, na média das participantes.
  • O Pilar de Recenseamento Empresarial representa o resultado prático das ações afirmativas implementadas pelas empresas em todos os demais pilares do índice: a nota global do conjunto de participantes este ano foi de 3,81 de um total de 10, o que evidencia que ainda há muito o que ser feito em termos de inclusão da população negra no setor privado brasileiro.
  • O índice deste ano demonstra que houve avanços importantes em termos de ações afirmativas voltadas para a conscientização do tema, mas ações mais de médio e longo prazo, como aquelas do Pilar de Ascensão do IERE, ainda não têm sido devidamente exploradas pelas empresas.
  • O relatório completo do IERE 2021 está disponível no site da Iniciativa.