Fique sempre atualizado

Minuto de economia

Fique por dentro de tudo que acontece.

MINUTO AGRO

Nos últimos 8 anos, o Brasil apresentou o menor nível de importação de etanol…  

  • De acordo com a fornecedora de informações sobre energia e commodities a S&P Global Platts, no mês de junho, o Brasil importou 15,06 milhões de litros de etanol. O Paraguai se tornou o principal fornecedor do biocombustível neste ano, após forte queda nas aquisições derivadas dos EUA.  
  • Em função desta queda, os produtores acreditam que há uma maior necessidade de concentração na fabricação de etanol anidro na safra atual. A respeito dos preços, acredita-se que os preços deverão seguir os preços da gasolina no mercado externo.  
  • A variação dos preços da gasolina, além de ser influenciada pelo mercado externo, tem sido influenciada pela política de preços de paridade de importação (PPI) adotada em 2016, pelas últimas gestões da Petrobras. Considera-se, para formação dos preços dos derivados do petróleo, a taxa de câmbio e os custos de logística para entrega do combustível. 
  • É importante destacar que os preços também podem variar de um estado para outro, em função da localização da produção, que, em grande maioria encontra-se oncentrada na região central do país. Assim, maiores custos de transporte do biocombustível podem impactar no preço final ao consumidor.  

Preço Etanol Anidro e Hidratado, São Paulo

Fonte: Cepea.  

Compartilhe essa publicação!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Talvez essas publicações também te interessem!