Minuto de economia

MINUTO AGRO

Após registro de Peste Suína Africana (PSA) nas Américas, Brasil reforça medidas de vigilância…

• De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a doença foi diagnosticada na República Dominicana no dia 29 de julho deste ano. Com isso, o governo brasileiro reforçou medidas de vigilância em portos e aeroportos para que obedeçam a proibição do ingresso de produtos que representam riscos para a agropecuária.
  • No dia 30 deste mês, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançou o Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos com o objetivo de detectar casos precoces de PSA, através de inspeções em estabelecimentos de criação, investigação em casos suspeitos, inspeção em abatedouros e vigilância sorológica.

Exportações e preços da carne frango crescem no mês de julho…

• As exportações da carne de frango somaram 424,4 mil toneladas, 16,4% superior comparado ao mesmo período do ano passado, conforme a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), totalizando uma receita de 739,2 milhões de dólares. O principal país importador foi a China, com 63,1 mil toneladas.
  • Com relação ao preço, o quilo do frango resfriado apresentou um aumento no mês de julho de 6,39%. Conforme o Cepea, seu preço continuou crescendo, registrando no dia 05/08 o valor de R$8,10. Esse crescimento se dá pelo aumento das exportações e pelo aumento do preço do milho.