II Fórum Nacional das Parcerias Público-Privadas-PPPs

O uso de recursos privados para melhorar a infraestrutura das cidades dominou os debates do 2º Fórum Nacional das Parcerias Público-Privadas (PPPs), que aconteceu nesta quarta-feira (28), no Centro de Convenções do CIEE, em Porto Alegre. A meta foi informar e apresentar casos de sucesso aos gestores públicos, especialmente os prefeitos, sobre esse tema.

O encontro marcou ainda a instalação de um fórum permanente para o debate desses temas, com pautas mensais e encontros que irão reunir com todo o ecossistema que envolve as PPPs. “As PPPs estão centradas nos municípios, que têm muito a ganhar com essas parcerias em diversas áreas, como iluminação pública e saneamento”, aponta Marcino Fernandes Rodrigues, presidente do Fórum Nacional e Permanente das Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Os painéis reuniu nomes como o do coordenador do Grupo de Economia da Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV-SP e sócio da GO Associados, Gesner Oliveira, o diretor da Escola de Engenharia da Ufrgs, Luiz Carlos Pinto Silva Filho e a Auditora Pública Externa do Tribunal de Contas do Estado, Larissa Job Vargas. Além disso, foram apresentados os cenários das PPPs em cidades como Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Cachoeirinha e Guaíba. “Temos algumas ilhas de excelência hoje no Rio Grande do Sul, mas precisamos avançar. O gestor público precisa se focar em temas como educação, saúde e segurança e deixar as demais áreas para a iniciativa privada, que conseguirá cuidar melhor disso”, sugere Marcino.

Veja algumas fotos do evento: