GESNER OLIVEIRA: com juros elevados, planejamento financeiro é fundamental

São Paulo, 29/09/2016 – O planejamento financeiro é fundamental quando há o desejo de adquirir um bem de consumo na atual conjuntura, afirma o economista Gesner Oliveira, sócio da GO Associados. Em sua coluna na rádio bandeirantes, Oliveira alerta para as elevadas taxas de juros no Brasil, orientando o consumidor a evitar o crédito. Citando um exemplo da compra de um celular, o economista ressalta que os principais sites do ramo dizem que é possível comprar o aparelho parcelado sem juros, no entanto, as taxas já estão embutidos no preço.

“O preço à vista tem desconto. Ou seja, para não falar que estão cobrando juros, as lojas falam que te dão desconto se comprar à vista “, afirmou Oliveira.

Ainda no exemplo, Gesner afirma que à vista um celular de R$ 1.500,00 sai por cerca de R$ 1.320,00. Nesse caso a taxa implícita de juros é da ordem de 2,4% ao mês, ou seja, a taxa de juros está na casa de 32,8% a.a.

Uma alternativa ao crédito seria, na visão do economista, aplicar uma quantia de R$ 150,00 no Tesouro Selic, que rende cerca de 1,0% a.m. Nesse caso, em torno de 8,5 meses o consumidor teria o dinheiro para comprar o celular à vista, dessa forma, não se endividaria e não teria que pagar juros. “Se não há urgência na aquisição do bem, faça seu planejamento financeiro, poupe e não se endivide”, conclui Oliveira.

Veja a entrevista completa aqui.