Fique sempre atualizado

Minuto de economia

Fique por dentro de tudo que acontece.

Desempenho no varejo em abril foi melhor do que o mercado previa… | MINUTO DE ECONOMIA

LEIA EM SEGUNDOS OS MINUTOS DA SEMANA…

  • Tentativa do governo de baixar o preço dos combustíveis à força pode atrapalhar mais do que ajudar.
  • Inflação fica abaixo do esperado em maio. O IPCA de maio foi de 0,47%, abaixo da projeção do mercado (0,60%).
  • A GO Associados realizou um estudo para mensurar o impacto positivo da vacinação sobre o PIB, e concluiu que para cada R$1 investido em vacina houve um retorno de R$9 no PIB.
  • Projeção de safra indica que, apesar da estiagem do 1º trimestre, o agro deve continuar a ser destaque na economia brasileira.

Desempenho no varejo em abril foi melhor do que o mercado previa…

  • O resultado do varejo em abril, de 0,9%, veio melhor do que o esperado: a expectativa do mercado era de 0,4% e da GO Associados de 0,5%.
  • O varejo ampliado que considera veículos, motos, partes e peças, e material de construção cresceu 0,7% no mesmo período.
  • Os bons resultados da indústria e comércio indicam um início promissor de segundo trimestre para a economia brasileira. A projeção de crescimento do PIB em 2022 da GO Associados continua sendo de 1,6%.
  • Tecidos e vestuário apresentou a maior alta, 1,7%, no acumulado de 12 meses. Este grupo cresceu 19,4%, mas ainda está 8,6% abaixo do nível pré-pandemia. Com o retorno de eventos presenciais e a chegada do inverno, o setor pode recuperar parte das perdas durante as fases de restrição de mobilidade da pandemia.
  • A inflação ainda é um grande problema para a economia, inclusive para o varejo. A inflação de alimentos, por exemplo, é parcialmente responsável pela queda de 1,1% no grupo de hiper e supermercados.
  • A maior queda em abril foi de equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-6,7%), devolvendo parte da alta registrada em março (14,6%).

O que vai mexer com a economia na próxima semana?

No cenário doméstico:   


i. O PLP 18/22, que limita o ICMS de bens como combustíveis e energia elétrica, tem a previsão de ser votado na segunda-feira no Senado. O relatório, apresentado ontem pelo Senador Fernando Bezerra (MDB-PE), incluiu reposição do abatimento da dívida dos estados com a União nos casos em que a queda de arrecadação seja superior a 5%.
ii. Destaque para a reunião do Copom na quarta, dia 15. Após o último resultado do IPCA, que veio abaixo do esperado, a expectativa é de que a taxa básica de juros suba 0,5 p.p., chegando a 13,25%.
iii. Mesmo com a continuidade da greve do Banco Central, é esperado uma atualização ao menos parcial do Boletim Focus na segunda, 13, de forma a subsidiar a reunião do Copom.
iv. O dado de serviços, que será divulgado na terça, dia 14, deve continuar a mostrar o bom momento da economia brasileira. A projeção da GO Associados é de crescimento de 0,8% em abril.

No cenário internacional:

v. O FOMC terá reunião na próxima quarta, sendo o principal ponto de atenção na semana. A expectativa é de novo aumento de 0,5 p.p. na taxa de juros dos EUA, levando-a 1,25%-1,5%.
vi. Na terça-feira à noite, dia 14, serão divulgados os dados de atividade de maio para a China. Nos últimos meses a economia chinesa vem apresentando forte desaceleração dado os lockdowns causados por surtos de Covid-19.
vii. Na quarta, dia 15, será a vez dos EUA divulgarem os dados de varejo para maio. Apesar de também ser observado uma desaceleração, a última divulgação do varejo surpreendeu positivamente. Na sexta será divulgado o dado da indústria.
viii. Na França ocorre o primeiro turno das eleições legislativas na França. Importante observar a disputa entre os três polos principais: Le Pen, Macron e Mélenchon.
ix. Na quinta, 16, ocorrerá reunião do Bank of England. É esperado que a taxa de juros do Reino Unido aumente pela 5ª vez consecutiva desde dezembro, chegando a 1,25%

Não perca nosso Webinar semanal e fique por dentro das principais notícias em economia e negócios da semana! Toda segunda-feira às 9h30.

Comece a semana bem-informado com o webinar da GO Associados que analisa os resultados da pesquisa Focus e os fatos mais importantes da semana para a economia. Transmissão ao vivo pelo Canal Gesner Oliveira, toda segunda-feira, das 9h30 às 9h45. Nesta semana contaremos com a presença de Murilo Viana, Consultor da GO Associados, especialista em sistema tributário, e Thierry Ogier, jornalista correspondente do Les Echos.

Compartilhe essa publicação!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Talvez essas publicações também te interessem!