Dados da Anfavea e outros indicadores sugerem queda de 4,0% da indústria em maio

A produção total de veículos (comerciais leves, ônibus e caminhões) foi de 212,3 mil unidades em maio, segundo a Anfavea, o que representou uma queda de 26,0% ante o mês de abril, segundo dados dessazonalizados pela GO Associados, mostrando a intensidade com que a greve dos caminhoneiros afetou o setor.

Por ora, com apenas alguns indicadores antecedentes já divulgados para o setor industrial, a GO Associados projeta retração de 4,0% da indústria no mês de maio. Parte de tal queda deve ser recuperada em junho, mas não há dúvida que o efeito líquido será negativo sobre a atividade econômica do país.

Todas as categorias mostraram queda no mês: ônibus (-49,8%); automóveis e comerciais leves (-25,8%) e caminhões (-23,4%).

Em comparação ao mês de maio do ano passado, a produção recuou 15,3%, primeiro número negativo nessa base de comparação desde outubro de 2016.

As exportações totais de veículos também mostraram números negativos e caíram 19,1% ante abril, na série dessazonalizada pela GO Associados. E queda de 29,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

(Luiz Castelli – luiz.castelli@goassociados.com.br)