Fique sempre atualizado

Minuto de economia

Fique por dentro de tudo que acontece.

A inflação do mês de julho deve apresentar os primeiros efeitos do teto do ICMS dos combustíveis… | MINUTO DE ECONOMIA

LEIA EM SEGUNDOS OS MINUTOS DA SEMANA…

  • SELIC em 13,75%, conforme esperado; taxa deve fechar 2022 em 14%. 
  • Produção industrial cresce pelo 4º mês seguido, mas resultado veio abaixo do esperado.

O que vai mexer com as expectativas econômicas na próxima semana… 

Cenário Doméstico:    

Indicadores Econômicos:
  • i. A inflação de julho medida pelo IPCA será divulgada na próxima terça-feira e deve apresentar os primeiros efeitos do teto do ICMS dos combustíveis, levando alguns analistas a projetar uma deflação em julho. No entanto, apesar da queda dos preços dos combustíveis, persistem pressões inflacionárias em vários setores da economia. A projeção da GO Associados é de alta de 0,70%.
  • ii. Também na terça será divulgada a ata da reunião do Copom que definiu o aumento da taxa de juros para 13,75% a.a. A expectativa é que a ata traga mais detalhes sobre um possível reajuste de até 0,25 p.p. na próxima reunião do Copom, levando a SELIC para 14%a.a.
  • iii. Na quarta-feira será divulgada a pesquisa mensal do comércio no mês de junho. A projeção da GO Associados é de crescimento de 1%.
  • iv. Na quinta-feira o IBGE divulga o resultado da pesquisa mensal dos serviços. A projeção da GO Associados é de crescimento de 0,2%.
Política e eleições:
  • v. Na política, deverá chamar atenção o debate em torno do manifesto pela democracia, a ser lançado em 11 de agosto, bem como outras manifestações de várias entidades, incluindo a Fiesp. A Carta do dia 11/08 foi interpretada pelo presidente Jair Bolsonaro como uma crítica em relação a sua postura sobre as eleições. O presidente havia confirmado presença em um evento na Fiesp no mesmo dia, mas cancelou a participação.
  • vi. O prazo para registro de candidatos na próxima eleição será encerrado dia 15 de agosto. Portanto, a próxima semana deverá ser decisiva principalmente para a definição dos palanques estaduais em que mais de um candidato a governador disputam o apoio de candidatos ao governo federal.

No cenário internacional:

  • vii. Destaque internacional continuará sendo os desdobramentos da visita da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan. As operações militares chinesas realizadas na região mostraram de forma clara os efeitos fortemente negativos para o comércio internacional de um agravamento do conflito no Estreito de Taiwan.
  • viii. Na terça-feira serão divulgados dados de inflação do mês de julho da China.
  • ix. Na quarta-feira serão divulgados os dados de inflação dos países da zona do Euro e dos EUA.

Não perca nosso Webinar semanal e fique por dentro das principais notícias em economia e negócios da semana! Toda segunda-feira às 9h30.

Comece a semana bem-informado com o webinar da GO Associados que analisa os resultados da pesquisa Focus e os fatos mais importantes da semana para a economia. Transmissão ao vivo pelo Canal Gesner Oliveira, toda segunda-feira, das 9h30 às 9h45. Nesta semana contaremos com a presença de Rui Affonso, professor-doutor no Instituto de Economia da Unicamp, Paulo de Tarso Lyra, sócio fundador da Mentes & Letras Comunicação, Maurício Sampaio, engenheiro agrônomo e especialista em Agrobusiness e Luccas Saqueto, economista e consultor na GO Associados.

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!