Álvaro José Menezes da Costa

• Residência: Rua Tatajuba, 40, Condomínio Jardim do Horto,
  • Bairro de Gruta de Lourdes, Maceió, Alagoas, Brasil, CEP 57.052-570
  • Telefones: +55 82 996087956; Comercial: +55 82 30284049
  • e-mail: ajmcsh@gmail.com (pessoal) alvaro.costa@goassociados.com.br (empresarial)
  • Twitter: alvarojmenezesc
  • Skype: alvaro.costa.go

Situação atual:

• Vice-presidente nacional da ABES-Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental desde 2012.
  • Sócio da GO Associados Consultoria Multidisciplinar, responsável pelo escritório Norte/Nordeste.

Experiências profissionais:

• Engenheiro civil com especialização em Aproveitamento de Recursos Hídricos (UFAL – Universidade Federal de Alagoas)e Avaliação e Perícias de Engenharia (UNIP – Universidade Paulista);
  • Gestor público no setor de saneamento por 30 anos, ocupando na CASAL-Cia. de Saneamento de Alagoas os cargos de diretor de operações(1989-1991) e comercial(2007-2008), vice-presidente de gestão operacional(2008-2010) e presidente(2011-2014); na COMPESA-Cia. Pernambucana de Saneamento, diretor técnico(1999-2006).
  • Coordenou na CASAL de programas de desenvolvimento operacional, de redução de perdas e recuperação de receita, contrato de performance para redução de perdas, PEG – Plano estratégico de gestão, programa de obras emergenciais e de enfrentamento a desastres, PPP – Parcerias Público Privada para sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, contrato de Locação de Ativos para implantação de sistemas de esgotamento sanitário. Como diretor técnico da COMPESA(1999-2006), coordenou o programa “Águas de Pernambuco” para implantação de obras estruturantes e programas de recuperação de perdas, controle de qualidade da água, abastecimento de água em regimes críticos e contratos com Kfw, BID e BIRD.
  • Presidente do Conselho Fiscal da AESBE–Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais entre 2011 e 2014;
  • Presidente da Seção Alagoas da ABES entre 1991 e 1995; Diretor da ABES para a região Nordeste entre 2008 e 2012;
  • Membro de conselhos de administração da CASAL(1987/1989 e 2011/2014) e da COBEL – Cia. Beneficiadora de Lixo de Maceió (1995/1999).
    • Curso: Water Supply Engineer II em Tóquio, pela JICA – Japan International Cooperation Agency – maio/julho de 1996.
  • Produção literária: livro ÁGUA QUE MOVE VIDAS (2005); Autor do capítulo 5, parte II – Modelo de Gestão para a Prestação dos Serviços, no livro Gestão do Saneamento Básico – Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, editado pelo doutores Arlindo Philippi Jr. e Alceu de Castro Galvão Jr.(2011); Autor do capítulo Governabilidade e Governança em Empresas de Saneamento, do livro Temas de Ingeniería Sanitaria y Ambiental – Visión de Expertos de América Latina y del Caribe, publicação da AIDIS – Asociación Interamericana de Ingeniería Sanitaria; Colunista na Revista BIO desde 2010 – Coluna Gestão & Operação.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.